Pigmentos (Clorofila)


experimento05


 

Um pigmento é qualquer substância que absorve luz visível. Alguns pigmentos absorvem todos os comprimentos de onda da luz e, portanto, apresentam-se negros. Entretanto, a maior parte absorve apenas certos comprimentos de onda, transmitindo ou refletindo os comprimentos de onda não absorvidos. A clorofila é o pigmento que confere a cor verde às folhas. Isso ocorre devido a sua absorção principalmente de luz nos comprimentos de onda violeta e azul bem como no vermelho. A absorção da luz azul excita a clorofila a um estado energético mais elevado que a absorção de luz vermelha, pois a energia dos fótons é maior quando seus comprimentos de onda são menores.

Uma evidência de que a clorofila é o principal pigmento envolvido na fotossíntese é a similaridade entre o espectro de absorção e o espectro de ação da fotossíntese. No estado excitado, a clorofila é extremamente instável e rapidamente libera parte de sua energia ao meio como calor, entrando em um estado de menor excitação de alguns nanossegundos. No estado de menor excitação, a clorofila excitada libera energia como calor, como fluorescência, como transferência de energia ou provocando a ocorrência de reações químicas (processo fotoquímico). A luz é absorvida, principalmente pelos complexos-antena, os quais são compostos por clorofilas, pigmentos acessórios e proteínas, estando localizados nas membranas dos tilacóides dos cloroplastos.

Os centros de reação, que contém complexos proteicos com muitas subunidades e uma quantidade massiva de clorofila, iniciam uma série de reações químicas complexas que capturam energia na forma de ligações químicas. A energia da luz solar é primeiramente absorvida pelos pigmentos da planta. Todos os pigmentos ativos no processo de fotossíntese são encontrados nos cloroplastos. As clorofilas e as bacterioclorofilas (pigmentos encontrados em algumas bactérias) são os pigmentos típicos dos organismos fotossintéticos, mas todos os organismos possuem uma mistura de mais de um tipo de pigmento, cada um desempenhando uma função específica. As clorofilas a e b são abundantes nas plantas verdes, e as c e d são encontradas em alguns protistas e cianobactérias.

Os carotenoides são encontrados nos organismos fotossintéticos, e constituem integralmente as membranas dos tilacoides e estão, em geral, intimamente associados aos pigmentos protéicos das antenas e dos centros de reação. A luz absorvida pelos carotenóides é transferida à clorofila para o processo de fotossíntese e em decorrência do papel que desempenham são chamados de pigmentos acessórios.

Vídeo - Propriedade das Clorofilas

 

Roteiro experimentação pigmentos

Separação dos Pigmentos Vegetais Foliares por Cromatografia de Papel

ObjetivoIdentificar qualitativamente os pigmentos obtidos do extrato orgânico de folhas verdes.

Material:Folhas verdes de espinafre, papel alumínio, gral com pistilo, funil, provetas, béquer, pipetas, papel filtro, bastão de vidro, durex, papel cromatográfico Whatmann n° 1, Reagentes: acetona, álcool etílico, éter de petróleo

Procedimento:

1) Preparar 60 ml, numa proporção de 1:1:1, de éter de petróleo, acetona e etanol.

2) Macerar algumas folhas de espinafre.

3) Adicionar o solvente.

4) Retirar o extrato de pigmentos, colocando na cuba cromatográfica.

5) Colocar uma tira de papel cromatográfico dentro da cuba em contato com o extrato.

6) Esperar algum tempo para observar.

Propriedade das Clorofilas

Objetivo: Demonstrar algumas propriedades das clorofilas.

Material:Folhas verdes de espinafre, tubos de ensaio e suportes, gral com pistilo, etiquetas, provetas, pipetas, funil, papel filtro, Reagentes: álcool etílico, água oxigenada, benzina e ácido acético.

Procedimento:

1) Macerar algumas folhas de espinafre e acrescentar ao macerado 40 ml de álcool.

2) Filtrar.

3) Transferir o filtrado para 4 tubos de ensaio (manter a mesma quantidade nos tubos).

4) Observar:

             Tubo 1 : controle. Observar fluorescência (Só com bastante luz solar).

             Tubo 2: adicionar 2 ml de ácido acético. Observar feofitinas.

             Tubo 3 : adicionar 4 ml de água oxigenada. Observar oxigenação.

             Tubo 4 : adicionar 6 ml de benzina. Observar a separação dos pigmentos.