Allium cepa L.




Próximo >>

Foto 1 - Allium cepa - Detalhe da inflorescência, em área de cultivo, Ilha dos Marinheiros, Rio Grande, RS. - Foto: Kelen Veiga




CARACTERÍSTICAS




Nome popular: cebola


Família: Alliaceae (Souza e Lorenzi, 2008).


Distribuição: originária da Ásia. Está entre as primeiras plantas cultivadas, introduzidas na América, a partir da Europa, inicialmente cultivada no Caribe.



Caracterização morfológica e ecológica:


Erva bienal bulbosa, até 1m de altura, aromática. Bulbo subgloboso agregado ou solitário, com catafilos geralmente brancos que contém compostos de enxofre, traços de óleos essenciais, flavonoides glucosídicos, fibras e minerais (Hurrel et al. 2008). O sistema radicular, típico das monocotiledôneas, é adventicio (em cabeleira), originário do caule (Vidal e Vidal, 1999). Folhas cilíndricas, fistulosas, verde-glaucas. Inflorescência umbeliforme, com flores bissexuais, brancas ou lilases. Fruto cápsula. Floresce na primavera e verão.


A cebola (Allium cepa) é uma das plantas cultivadas de mais ampla difusão no mundo, sendo uma das hortaliça de maior importância econômica para o Sul do RS.


Segundo Boiteux e Melo (2004), entre as adaptações a condições extremas encontram-se a própria formação de bulbos, que são bainhas foliares modificadas, recobertas por películas membranosas (catáfilos) que servem como órgãos de reserva, conferindo capacidade de rebrotar após períodos prolongados de estresse hídrico. Outras características associadas com adaptação a regiões áridas são: a cutícula foliar, que reduz a transpiração; a baixa densidade radicular, que permite melhor exploração de solos rasos e o melhor equilíbrio hídrico com a parte aérea; a forma cilíndrica e a orientação quase vertical das folhas, evitando a incidência direta dos raios solares e aumentando a dissipação do calor da folha para o meio externo.


O bulbo é um alimento com importante ação medicinal, oferecendo atividades antioxidante, antiinflamatória, antitumoral, antiviral e cardiovascular (Lorenzi e Matos, 2002).


A raiz é um órgão que faz parte do eixo da planta e normalmente é subterrânea exercendo funções de fixação da planta ao substrato, absorção de sais minerais (Ferri, 1990), armazenamento e condução (Raven et al., 2007). Devido a intensa atividade meristemática na porção subapical da raiz e pela facilidade no preparo de lâminas histológicas, a cebola é amplamente utilizada em aulas práticas de botânica.



Caracterização anatômica foliar:


No ápice da raiz (corte longitudinal) é possível observar a coifa, o meristema fundamental, o procâmbio e a protoderme, meristemas primários da planta. No Córtex (corte transversal) observa-se a epiderme unisseriada, camadas de exoderme, parênquima de preenchimento-reserva e na porção medular, o cilindro vascular. O Cilindro vascular é constituído pelo periciclo, endoderme, protoxilema, metaxilema e floema.


Próximo >>